25 de junho de 2010

Kassab tem projeto e garantias financeiras para substituto do Morumbi para a Copa 2014, diz jornal

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, comunicou à Fifa que tem em mãos o projeto de um estádio para receber a Copa do Mundo de 2014. Segundo a colunista Sonia Racy, de O Estado de S. Paulo, a nova arena já tem até as garantias financeiras para ser construída.


Procurada pelo R7, a Prefeitura disse que não vai se manifestar sobre o caso até o fim da Copa na África do Sul. Uma reunião entre governos municipal e estadual de São Paulo e membros do Comitê Organizador Local deve acontecer no dia 13 de julho para discutir um substituto para o Morumbi.
A informação de que Kassab já tem um projeto para substituir o Morumbi contraria um comunicado enviado pela própria Prefeitura no último dia 16. Na nota, tanto o governo municipal quanto o estadual "descartaram completamente a hipótese de utilização de recursos públicos para a construção de novo estádio na cidade de São Paulo". Os recursos seriam direcionados unicamente para "melhoria do sistema viário e do transporte público".
O novo estádio será erguido em Pirituba, zona Leste da capital paulista, em uma área de utilidade pública, de acordo com o jornal. Porém, como o projeto inicial previa a construção de uma arena multiuso para 45 mil pessoas, este precisará ser reformulado para receber a abertura da Copa 2014 – a Fifa exige o mínimo de 60 mil lugares.

O “Piritubão” é a alternativa da cidade e do Comitê Local para recolocar São Paulo na lista de sedes da Copa do Mundo. No último dia 16, a CBF divulgou uma nota confirmando a exclusão do Morumbi do Mundial. Segundo a entidade, o Tricolor paulista, dono do estádio, não apresentou as garantias financeiras para adequar a arena aos padrões da Fifa.


Dois dias antes, o clube havia informado que enviou um novo projeto, de R$ 265 milhões, e os documentos com os nomes das empresas que ajudariam com as despesas. A nova proposta foi recusada pelo LOC (Comitê Organizador Local), que alegou “não ter mais tempo para esperar”, uma vez que a Fifa teria aprovado outro projeto, mais caro (cerca de R$ 630 milhões). O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que a cidade receberá o jogo de abertura mesmo sem o Morumbi.

Especialistas em engenharia consultados pelo R7 disseram que o Piritubão é a única opção da cidade para substituir o Morumbi na abertura da Copa, caso o Comitê Paulista opte por erguer um novo estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário