30 de junho de 2010

Estátua de Stalin é removida de sua cidade natal

Na última sexta-feira, 25, o município georgiano de Gori retirou da frente da prefeitura, a estátua de seis metros do líder soviético Josef Stalin. A remoção aconteceu durante a madrugada para evitar manifestações públicas. Embora a Geórgia tenha passado por momentos difíceis durante o regime stalinista e a era soviética, Gori mantém um museu em homenagem a seu filho mais ilustre, no qual não há menções a gulags ou ao Grande Expurgo, e que deve abrigar a enorme estátua de bronze.
Após a remoção da estátua de Gori, autoridades georgianas removeram também outra estátua de Stalin, na cidade de Tkibuli, dando sequência a uma prática comum nas ex-repúblicas soviéticas. Talvez a única estátua do líder soviético que ainda se mantenha de pé seja a erguida na cidade de Bedford, no estado norte-americano da Virginia.
Erguido em 2009, o busto de Stalin foi encomendado pela ONG responsável pelo memorial do Dia D. Após uma série de protestos, uma placa foi adicionada ao busto, mencionando os milhares de vítimas do regime stalinista. Orçada em aproximadamente US$ 50 mil, a estátua continua a atrair protestos de organização de imigrantes do leste europeu, como a Victims of Communism Memorial Foundation (Fundação do Memorial das vítimas do comunismo), e de políticos locais que discutem a possibilidade de remoção da estátua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário