5 de julho de 2010

Brasileiros bebem cada vez mais cedo

Uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que 80% dos adolescentes no país já tomaram alguma bebida alcoólica alguma vez na vida.
Um outro estudo feito pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) revelou que 22% dos jovens universitários brasileiros correm o risco de ficar dependentes do álcool.
Embora seja proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade no Brasil, pouco é feito nesse sentido. Às vezes, a compra é até mesmo facilitada, como no caso de festas que distribuem bebidas à vontade para quem pagou pelo ingresso.
Consumo em excesso
Os jovens de outros países, como nos EUA e no Reino Unido, também estão bebendo mais e cada vez mais cedo. Vinte e nove por cento dos jovens britânicos com idades entre 16 e 17 anos disseram que já beberam alguma vez na vida porque estavam entediados.
A psiquiatra Analice Gigliotti explica que “quanto mais precoce o uso do álcool, maior o risco de dependência”. A psiquiatra diz ainda que “o consumo de qualquer droga altera o funcionamento cerebral”, predispondo o indivíduo a outros distúrbios comportamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário