Com 166 dias, em média, o Brasil ocupa a quarta posição em um ranking que avalia o tempo que um estrangeiro leva para abrir uma empresa em outro país. O ranking, elaborado pelo Banco Mundial, lista ao todo 87 nações.
À frente do Brasil estão Angola, onde o processo de abertura de empresas por estrangeiros leva 263 dias, Haiti (212 dias) e Venezuela (179 dias).
Ruanda e Geórgia são os países onde o processo é mais rápido, levando apenas quatro dias em ambos. Depois aparecem o Canadá (6 dias), Afeganistão, Albânia e Belarus (7 dias).
Índice de facilidade de estabelecimento de empresas
Embora esse processo demore bastante tempo no Brasil, o estudo do Banco Mundial ressalta que o país está em uma posição intermediária em um índice de facilidade de estabelecimento de empresas, que avalia também a legislação de cada país. O índice vai de zero (mais difícil) a cem (mais fácil), e o Brasil ficou com 62,5.
A média da América Latina e do Caribe foi de 62,8 e a média global foi de 64,5. A Eslováquia foi o país que recebeu a melhor avaliação, com um índice de 92,1. Já a Etiópia foi o país considerado mais difícil para a abertura de empresas por estrangeiros, com um índice de 21,1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário