19 de julho de 2010

Telefónica desiste de comprar parte da Vivo

A Telefónica declarou oficialmente que cancela a oferta de compra de 30% das ações da operadora móvel brasileira Vivo, que pertencem à Portugal Telecom.
A empresa espanhola comunicou a desistência do negócio à Comissão Nacional da Bolsa de Valores Espanha, conforme informação do secretário-geral do Conselho de Administração da Telefónica, Ramiro Sánchez de Lerín.
A justificativa para o cancelamento da oferta foi a não aceitação da mesma pelo Conselho de Administração da Portugal Telecom dentro do prazo fixado. Os acionistas tinham até esta sexta-feira,16, para confirmar resposta positiva ao negócio.
Impasse começou em maio de 2010
A Vivo tem suas ações divididas entre a Telefónica, a Brasilcel e a Portugal Telecom. Em maio, a Telefónica ofereceu € 5,7 bilhões para comprar 30% da parte da Portugal Telecom na Brasilcel.
Inicialmente, a empresa não aceitou a proposta. Com isso, a espanhola subiu a oferta para € 7,15 bilhões. Em assembléia, a comissão de valores de Lisboa acabou concordando com venda.
O governo de Portugal, por sua vez, tentou impedir o negócio com suas 500 ações golden share. O direito de veto, porém, foi apontatdo como ilegal pela justiça europeia, no entanto a indecisão continuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário