19 de julho de 2010

Tempestade pode ter destruído meio bilhão de árvores na Amazônia

Uma única tempestade pode ter sido responsável pela destruição massiva de meio bilhão de árvores na Amazônia em 2005, sugere um estudo. Esta é a primeira vez que é realizada uma contagem precisa de árvores mortas por conta de tempestades na região.
Para fazer o cálculo, pesquisadores usaram uma combinação de imagens de satélite, contagens feitas por especialistas em áreas pré-selecionadas da floresta e modelos matemáticos. Eles chegaram a conclusão de que entre 441 e 663 milhões de árvores foram destruídas em toda a floresta.
A pesquisa foi feita por especialistas norte-americanos da Tulane University, em Nova Orleans, em parceria com cientistas brasileiros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Tempestade
Uma tempestade com mil quilômetros de comprimento e 200 quilômetros de largura cruzou toda a bacia amazônica de sudoeste a nordeste entre o período de 16 e 18 de janeiro de 2005. Este tipo de tempestade é bastante incomum, explicou o pesquisador norte-americano Robinson Negrón-Juárez.
Os cientistas advertem que, por causa das mudanças climáticas, tempestades violentas deverão se tornar mais frequentes na região, matando mais árvores e, consequentemente, aumentando as concentrações de carbono na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário