31 de julho de 2009

Campanha nas escolas pretende evitar contágio pelo vírus H1N1

A fim de evitar um contágio em massa de estudantes pelo vírus H1N1, a rede pública estadual de educação distribuirá folders e exibirá vídeos didáticos aos alunos, além de palestras promovidas por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) como parte da campanha conjunta de prevenção ao vírus Influenza A (H1N1).
Diferente de algumas escolas particulares, o calendário previsto para o retorno das aulas na rede pública, que engloba quase um milhão de alunos em 1.200 escolas no Pará, será mantido na próxima segunda-feira (3). Segundo a coordenadora da matrícula da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Suely Domont, no retorno das férias, os alunos já receberão o material com as orientações. “O foco maior da campanha é a prevenção por meio da educação, envolvendo não somente os alunos, mas a comunidade escolar”, concluiu a professora.
De acordo com a Sespa, o adiamento das aulas não é recomendado para o Pará devido a realidade epidemiológica e climática do Estado. Portanto, as duas secretarias deram início a uma ampla campanha educativa envolvendo professores, diretores, técnicos e pais de alunos. A Sespa fornecerá material contendo todas as informações necessárias para prevenir a proliferação da doença nas escolas da rede estadual.
Durante reunião nesta quinta-feira (30), no auditório da Seduc, os gestores receberam orientações sobre como diferenciar a gripe comum e o novo vírus, e os procedimentos no caso de surgir alguma suspeita da doença. Uma das observações pontuadas pelos técnicos da saúde é o afastamento das atividades escolares e a procura por assistência médica.
Integrante da Divisão de Vigilância à Saúde da Sespa, Hélio Franco alertou que “a falta de informação é pior que o vírus, mas informação somente não é suficiente. É preciso convencer as pessoas a seguir as orientações necessárias para neutralizar a disseminação da doença”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário