21 de julho de 2009

Comércio santareno perdeu quase R$ 500 mil devido a quedas de energia elétrica

A subestação da Rede Celpa em Santarém divulgou o balanço do número de quedas de energia no município. Durante o primeiro semestre, foram 403 interrupções no fornecimento de energia elétrica para vários pontos da área urbana de Santarém. Especialistas calculam que entre os meses de janeiro a junho, o comércio santareno teve prejuízos de quase 500 mil reais.

O economista Pedro Cunha explica que o fornecimento de energia elétrica é vital para o sucesso de um empreendimento. Segundo ele, as "dores de cabeça" são as mesmas para os estabelecimentos que dependem de energia e os que não dependem. "Quando não se tem energia para acondicionar gêneros alimentícios, o comerciante acaba perdendo os produtos. Agora imagine se você é dono de uma loja de confecções, sem energia os clientes não terão o mínimo de conforto para escolher e muito menos experimentar alguma roupa", explica.

Para o economista, quanto maior é o negócio maiores são os prejuízos, pois os compromissos são maiores. Ele alerta que os piques de energia implicam em gastos com a manutenção de equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, freezeres e televisores.

Ele calcula que o comércio santareno contabilizou perdas que chegam a 500 mil reais. Para o especialista, este é um valor que, dificilmente, pode ser recuperado, já que além do prejuízo os comerciantes ainda arcam com compromissos como pagamento de fornecedores, funcionários, além dos impostos habituais. "Se esse comerciante for colocar tudo na ponta do lápis ele vai terminar o mês no vermelho", acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário