28 de junho de 2010

Irã pode produzir duas bombas nucleares de urânio, diz CIA


A Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) afirmou neste domingo, 28, que o Irã deve ter urânio enriquecido em quantidade suficiente para construir duas bombas nucleares.
De acordo com Leon Panetta, diretor da CIA, o país demoraria pelo menos dois anos para construir os artefatos. O prazo inclui um ano para enriquecer totalmente o urânio necessário para as bombas e mais um ano para estabelecer um sistema de lançamento.
Panetta ainda afirmou que as recentes sanções aprovadas pela ONU, em 10 de junho, devem debilitar o país com problemas econômicos. Mas o diretor não espera que as sanções possam dar fim aos projetos nucleares iranianos.
“guerra psicológica”, diz Irã sobre declaração da CIA
O governo do Irã continua negando a intenção de produzir armas atômicas. Em resposta à declaração da CIA, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irã, Ramin Mehman-Parast, avaliou as afirmações como “campanha de desinformação” e como “guerra psicológica” contra o país.
O porta-voz também afirmou que o programa nuclear do Irã será mantido, seguinte as normas do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), ou seja, sob fins pacíficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário