EUA e Polônia assinaram acordo neste sábado, 3, para instalação de uma base militar norte-americana antimísseis no território polonês. O projeto é uma reformulação do plano norte-americano de construir um escudo de defesa antimísseis no leste europeu.
A assinatura do documento contou com a presença da secretária de estado Hillary Clinton. A secretária reforçou na visita ao país, que o acordo não ameaça a Rússia, que se opõe à instalação da base militar. Hillary explicou que a base servirá para proteger a Polônia e os países aliados de ameaças crescentes, como o Irã. “Este é um sistema puramente de defesa. Não está direcionado à Rússia. Não ameaça a Rússia”, afirmou.
A Polônia já havia fechado um acordo de uma base militar permanente com o governo Bush. O novo acordo foi modificado com propostas do presidente Barack Obama, que suspendeu os planos de construir um escudo de defesa na Polônia e na República Tcheca, como antes era previsto. De acordo com a BBC, o sistema antimíssil que será instalado é móvel e pode derrubar projéteis a qualquer distância, a partir de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário